terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Fazendo Alho Negro em Casa (Panela Elétrica de Arroz)

Se você está lendo este post é porque está interessado em produção de Alho Negro em casa, então esqueça todos os posts lidos neste blog até agora. Vamos começar do zero.
O Alho Negro feito na panela elétrica de arroz não é um produto de qualidade e não possui um valor competitivo para você vender. Este jeito de produzir Alho Negro é voltado para consumo próprio.
É muito simples, com um período de fabricação de aproximadamente 30 dias.
Será necessário uma Panela elétrica de Arroz. Se você não possui uma panela desta e for adquirir, dê preferência para panela com opção (botão) de “Manter Aquecido”. Algumas panelas não possui a opção de manter aquecimento, então você terá que dar manutenção todos os dias, pois a panela não possui a opção de ficar ligada por muito tempo.

O processo possui 3 passos

  • Passo 1: Colocar os bulbos na panela.
Não lavar os bulbos;
Pode encher o recipiente da panela;
Bulbos de alho acomodados na panela
  •  Passo 2: Tampar e programar “Manter Aquecido”. O aquecimento pode ser de 9 a 18 dias, vai depender do tamanho do alho. É sugerido deixar aquecendo por 14 dias.
Nunca abra a panela neste período (fermentação do Alho Negro). Nunca mexa a panela. Variação de temperatura e balanços afetam a fermentação. Seja paciente!
Cole um aviso (postit) na panela, dizendo para “NÃO ABRIR, NÃO DESLIGAR e NÃO MEXER”. Marque a data de início para evitar esquecimento.
Dica: Envolver a panela com um cobertor ou papel alumínio ajudará manter a temperatura, consequentemente economizará energia elétrica.
Alho negro após 14 dias na Panela Elétrica
  •  Passo 3: Passado os 14 dias de aquecimento, abra a panela. O cheiro forte de alho é normal, pois a fermentação ainda não acabou.
O alho estará com a cor negra e úmido.
Alho Negro ainda não terminou a fermentação
Evite ingerir o alho neste momento, pois provavelmente vai ocasionar indigestão.
O ardido do alho ainda estará levemente presente.
Retirar os bulbos um a um, com cuidado, e colocar para secar em uma peneira ou um balaio por, no mínimo, 15 dias.
Espalhar os bulbos conforme mostra na figura abaixo:
Alho Negro secando
A secagem deve ser em local ventilado. O cheiro do alho será muito forte no início da secagem, vai incomodar a vizinhança.

 Conclusão

 Esta não é uma maneira sofisticada de produzir Alho Negro, mas é muito utilizada por iniciantes, pois não exige muito investimento. As figuras estão em alta resolução, dá para clicar e visualiza-las em tamanho grande. Isto irá ajudar a analisar os detalhes.
Veja que a qualidade do produto final não é boa, a fermentação não acontece de maneira homogênea.
Bom, isto pode ser o início para alguns iniciantes. Se você gostar e tiver interesse, leia os outros posts deste blog para informações detalhadas do processo de fermentação do Alho Negro. Aos poucos você irá criar produtos com maior qualidade, e poderá ganhar um dinheiro extra. Boa sorte!

Um comentário: